terça-feira, 24 de abril de 2018

Projeto " Igualmente Diferentes".

    Senhores pais, 

    O projeto coletivo da nossa escola em 2018 tem por finalidade trabalhar a diversidade cultural do povo brasileiro. 
O projeto  nasce de um belo movimento realizado em nossa escola, após avaliação do ano letivo 2017. Pais, gestão,  professores e funcionários de apoio refletiram sobre as diferenças culturais das quais convivemos em nosso contexto escolar e o quanto as  diferenças  são evidenciadas durante todo o ano letivo. Desta reflexão surge a necessidade de discutirmos e trabalhar  com a diversidade, trazendo o conhecimento, discutindo, vivenciando experiências culturais para compreender  as diferenças, respeitá-las e não mais julgar.
Para  que possamos viver dentro de uma esfera de respeito, igualdade e cumplicidade, é importante compreender a cultura  que  constitui nossa comunidade para que haja mais respeito as diferenças, compreendendo que são elas que nos une e nos tornam tão singulares
Dentro da temática “Diversidade” abordaremos a diversidade cultural e a  primeira pergunta que nos fazemos é: Afinal, o que é diversidade cultural?
Segundo o dicionário:
Diversidade é tudo o que nos diferencia de algo ou de outro.
Surge então uma nova pergunta, e o que é que nos diferencia?
Segundo o pesquisador Boaventura Souza Santos, quando  falamos de diferenças e igualdade:
Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

A Coordenadora Ana explicando a importância de respeitarmos as características  e diferenças de cada um na escola e fora dela.




As crianças escolheram o nome do Projeto.









Os alunos têm diferentes origens e histórias de vida, portanto, não podemos negar essas diferenças que nos tornam seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos (GUSMÃO, 2000).

Nenhum comentário:

Postar um comentário