segunda-feira, 27 de abril de 2020

Infantil III - Sugestões de atividades de 27 a 30 de abril

EMEB TEREZA DELTA 

Senhores pais e ou responsáveis,

Buscando dar sequência nas sugestões de atividades para nossas crianças realizarem em casa neste período de isolamento, segue abaixo o cronograma desta semana:


Dia 27/04/2020


Tema do dia: Brincadeira da cultura popular

clique: Pão na Casa do João

Converse com a criança:

Você conhece essa brincadeira?
Se a  família brincava na infância, pode contar à criança, como foi essa vivência, onde e com quem brincava, quem ensinou... 

Monte uma brincadeira em casa -

Vamos cantar a música do "Pão na casa do João"?

As crianças podem cantá-la, batendo palmas, e dizendo o nome de cada pessoa e apontando quem “pegou o pão”.


MÚSICA


PÃO NA CASA DO JOÃO

A MARIA PEGOU PÃO NA CASA DO JOÃO (BIS)

QUEM, EU? (PARA A PESSOA QUE FOI APONTADA)

EU NÃO!

ENTÃO QUEM FOI ?

FOI O… (QUEM FOI APONTADO, APONTA PARA OUTRA PESSOA)


Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Dia 28/04/2020


Tema do dia: Esquema corporal

clique : DANÇANDO COM A BONECA DE LATA

Converse com a criança:
Depois de assistir ao vídeo, pergunte à criança se ela já viu uma boneca parecida com essa .

De que materiais essa boneca foi feita?

Que partes do corpo ela bateu no chão?

Tanto a criança como quem estiver acompanhando a atividade, pode demonstrar no próprio corpo.

Monte uma brincadeira em casa -

Vamos brincar com a música da boneca de lata, podendo ampliar para todas as partes do corpo que vocês encontrarem.

MINHA BONECA DE LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO...

LEVOU QUASE UMA HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, PRA FICAR BOA...

MINHA BONECA DE LATA BATEU O OMBRO NO CHÃO...

LEVOU MAIS DE DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI,

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA...

MINHA BONECA DE LATA BATEU O OUTRO OMBRO NO CHÃO...

LEVOU MAIS DE TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA...

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Dia 29/04/2020


Tema do dia: Literatura, Sociedade, Esquema..

A Primavera da Lagarta- parte 1

Converse com a criança:
Fale para a criança que quem escreveu essa história, a autora, foi a Ruth Rocha, podendo ler o trecho no portal da educação sobre a mesma.

Converse com a criança também que os gestos que o contador fará durante a contação da história é para os surdos. Que como não ouvem, entendem essa linguagem dos gestos, que se chama “Libras”. Tudo isso está escrito num resumo, no link abaixo(Portal da Educação).

clique : Sobre a autora, a história e libras....

Monte uma brincadeira em casa -
Vamos escutar a história nesta versão super interessante contada com libras?

clique: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A PRIMAVERA DA LAGARTA 1

Ao término dessa primeira parte da história, questionar a criança sobre o que será que vai acontecer agora? Conversarem sobre o que as crianças acham….

Escutar as hipóteses da criança e os demais envolvidos nesta escuta da história….

Sugerimos também que brinquem de imitarem alguns gestos em libras. Como por exemplo, perguntando como realizar a libra para cada um dos personagens apresentados na história? Começando pela lagarta…. (Neste momento, podem voltar ao vídeo, pausar nestas partes e ir brincando de imitar o contador).....

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Dia 30/04/2020


Tema do dia: Meio Ambiente, Emoções, Esquema Corporal.A Primavera da Lagarta- parte 2

Converse com a criança:
Converse com a criança, retomando, perguntando sobre o que aconteceu na primeira parte da história, que assistiram ontem…. Estimulando-a à recontar essa primeira parte e lembrando das questões sobre o que será que acontecerá agora?

Vamos ver então o que aconteceu? Clique abaixo e boa história pra vocês:

clique: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A PRIMAVERA DA LAGARTA 2


Ao término da história, perguntar sobre como a lagarta se sentiu na primeira parte da história, como os demais animais a trataram…. E depois como eles reagiram, quando descobriram a transformação da mesma em uma linda borboleta?

Monte uma brincadeira em casa -
Vamos brincar de imitar essa situação de metamorfose/transformação da lagarta em borboleta?

O adulto pode propor que a criança imite uma lagarta dentro do casulo, ficando encolhidinha dentro dele….
Depois saindo deste devagar, comendo folhinhas e rastejando pelo chão devagarinho…. Até que se transformará na borboleta, brincando de voar como a mesma….

Sugerimos que assistam ao vídeo da canção que o grupo Palavra Cantada criou para essa história…. Vejam:

clique: A Borboleta e a Lagarta (Paulo Tatit)


E se ainda quiserem ouvir essa mesma história contada pela autora da mesma, a Ruth Rocha é só clicarem abaixo e bom divertimento….

A Primavera da Lagarta.

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário