segunda-feira, 4 de maio de 2020

20 Sugestões de atividades para as crianças


Senhores pais e ou responsáveis, bom dia!

Considerando a organização familiar, estamos repostando todas  as atividades já planejadas  por considerarmos a dificuldade da família em desenvolve-las diariamente

Lembramos que estamos enviando algumas sugestões de atividades buscando mantermos os vínculos com as crianças além de fazer deste difícil momento, uma oportunidade de trabalharmos  a criatividade e  o desenvolvimento cognitivo delas. As sugestões não são consideradas aulas e nem irão repor o dia letivo.

Após o preenchimento da pesquisa, poderemos repensar as propostas, a periodicidade e a devolutiva para as famílias.

Desde já agradecemos a parceria!

Equipe escolar 



Proposta 1
Coronavírus

VAMOS CONVERSAR SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Acesse o portal da Secretaria da Educação para realização da atividade

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2514-vamos-conversar-sobre-o-que-esta-acontecendo-2.html


Converse com a criança:

Estamos vivenciando um momento muito diferente do que estamos acostumados. A nossa vida mudou e o assunto do isolamento devido ao coronavirus é o que tem sido falado na televisão, na internet e dentro de casa também.

As crianças ouvem tudo isso, então é importante dar atenção ao que elas estão ouvindo, para entender como isso está chegando para elas e como estão se sentindo.

Ouçam as crianças, acolham seus sentimentos, porque elas ficam tristes, preocupadas e assustadas como todos nós.

Pergunte a elas:

VOCÊ SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

POR QUE ESTAMOS EM CASA?

O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO?

Monte uma brincadeira em casa -

VAMOS ELIMINAR O VÍRUS?

Utilizando uma caneta o adulto da família deverá desenhar o vírus na mão da criança e depois fazer o seguinte desafio: conseguir eliminar o vírus até o final do dia lavando as mãos.

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

Fazer contorno da mão com uma caneta ou lápis numa folha de papel e depois desenhar o vírus dentro na mão.



Proposta 2
Higiene das mãos

Lavar as Mãos - Castelo Ra Tim Bum

Acesse o link abaixo para criança assistir ao vídeo

https://youtu.be/1ah3ereevfU

Converse com a criança:

Vamos assistir ao vídeo “Lavar as Mãos” do Castelo Ra Tim Bum. Este vídeo mostra que o hábito de lavar as mãos é saudável e deve ser estimulado neste momento em especial, como também, durante todo o dia, em todo momento.

Reforçar a importância de se lavar muito bem as mãos para eliminar sujeira, bactérias, vírus ( todos, inclusive o Novo Coronavirus). Propondo a pesquisa de qual a orientação para lavar as mãos agora com essa pandemia.

Monte uma brincadeira em casa - Bater palmas em vários ritmos, acompanhando a música.

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

Lavar as mãos conforme a orientação da pesquisa, no tempo dessa música ou como sugerem alguns especialistas, no tempo de cantarem duas vezes o “Parabéns à você”, por exemplo…. Pode-se pedir para a criança ensinar o adulto à lavar as mãos….



Proposta 3
Música SAMBALELÊ

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2525-sambalele-2.html

Converse com a criança:
VOCÊ GOSTA DE MÚSICA?

GOSTA DE CANTAR, CANTE PRA MIM?

VAMOS FAZER UM SOM COM AS MÃOS OU COM OS PÉS, BATENDO NA BARRIGA, COM A BOCA?

VOCÊ CONHECE A CANTIGA SAMBALELÊ?

VAMOS BRINCAR COM ELA?

Monte uma brincadeira em casa 

CANTEM A MÚSICA DO SAMBALELÊ E\OU OUTRA DE PREFERÊNCIA DA CRIANÇA E CRIE SONS COM DIFERENTES PARTES DO CORPO. BRINQUE DE ESPELHO: VOCÊ FAZ UM MOVIMENTO E A CRIANÇA COPIA, ELE CRIA UMA PARTE VOCÊ COPIA.

COLOQUE A CRIANÇA NA FRENTE DO ESPELHO E PERMITA QUE SE OBSERVE DANÇANDO E CRIANDO SONS.

SE POSSÍVEL REPITA A MUSICA VÁRIAS VEZES

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER REGISTRO EM FOTO, VÍDEO CURTO, UM RELATO DE COMO FOI ESSE MOMENTO, COMO VOCÊ, ENQUANTO PAR EXPERIENTE SE SENTIU, COMO A CRIANÇA SE SENTIU E REAGIU.

Proposta 
RECEITA DE MASSINHA

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2564-receita-de-massinha-2.html

Converse com a criança:


VOCÊ JÁ BRINCOU DE MASSINHA?

VAMOS FAZER MASSINHA?

VOCÊ SABE O QUE VAMOS PRECISAR PARA ESSA EXPERIÊNCIA?

O QUE PODEMOS FAZER COM ESSES INGREDIENTES

Monte uma brincadeira em casa 

BRINCANDO DE MASSINHA DE FARINHA

DEIXE A CRIANÇA MEXER, MANIPULAR, COLOCAR AS QUANTIDADES;

LEIA A RECEITA JUNTO COM A CRIANÇA

PERGUNTE SE SABE QUE COR É OU QUE COR DESEJA\ SUA MASSINHA.

DEIXE A CRIANÇA BRINCAR LIVREMENTE, OFERTE COLHERZINHAS, TAMPINHAS, FORMINHAS, PALITOS DE SORVETES. INICIALMENTE SERÁ APENAS EXPLORAÇÃO MAS, COM A TROCA COMEÇARÁ A CRIAR

DÊ MODELOS - FAÇA UMA MODELAGEM DE UMA MINHOCA, UM PIRULITO ETC… DEIXE ELE FALAR MESMO QUE A CRIAÇÃO AINDA NÃO ESTEJA TÃO REAL, É IMPORTANTE ESSE MOMENTO AMPLIA A COMUNICAÇÃO.


Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


PODE SER FOTO DA RECEITA EM CRIAÇÃO OU A ESCULTURA DE UMA CRIAÇÃO EM SI, UM VÍDEO CURTO, UM RELATO DA EXPERIÊNCIA OU REPRODUÇÃO DA FALA DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO.


Proposta 5
PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2534-orquestra-com-sucata-2.html 

Converse com a criança:

NÓS VAMOS MONTAR UM INSTRUMENTO MUSICAL! VOCÊ JÁ VIU ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL?

O QUE VAMOS FAZER, VOCÊ ACHA QUE VAI FAZER BARULHO?

Monte uma brincadeira em casa 
O QUE PODEMOS COLOCAR PARA TER UM SOM MAIS ALTO\LEGAL?

DEPOIS DE PRONTO PEÇA PRA ELA TOCAR\EXPLORAR, INCENTIVE A CANTAR JUNTO, RETOME A CANTIGA DO SAMBALELÊ SÓ QUE AGORA COM UM INSTRUMENTO CRIADO POR ELE (VOCÊS PODEM USAR, COPINHOS DE YAKULT, DANONE, SHAMPOO, COLOQUE GRÃOS DENTRO COMO FEIJÃO ARROZ MILHO GRÃO DE BICO), FAÇAM DIFERENTE PARA AS CRIANÇAS PERCEBEREM OS BARULHOS DE CADA UM.

COLOQUE A MÚSICA E FAÇAM UMA BANDINHA, CADA PESSOA DA FAMÍLIA COM UM INSTRUMENTO….VOCÊS PODEM TAMBÉM IMPROVISAR MICROFONES E DEIXEM AS CRIANÇAS SE DIVERTIREM

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER FOTO, VÍDEO CURTO E UM RELATO ESCRITO DESSE MOMENTO, REPLIQUE AS FALAS DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO\BRINCADEIRA.

Proposta 6
Explorando a lanterna 

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2570-brincadeiras-com-lanterna-2.html

Converse com a criança:

APRESENTAR A LANTERNA A DEIXAR QUE A CRIANÇA EXPLORE

VOCÊ SABE PARA QUE SERVE?

O QUE PODEMOS FAZER COM ELA ALÉM DE ILUMINAR UM LUGAR?

O QUE ACHA DE CRIARMOS UMA BRINCADEIRA?

VAMOS BRINCAR COM ELA?

*SE VOCÊ JÁ BRINCOU COM LANTERNA CONTE COMO FOI.

Monte uma brincadeira em casa 

PREPARE O ESPAÇO, PODE SER NA SALA, NO QUARTO. FECHE AS CORTINAS E DEIXE O ESPAÇO O MAIS ESCURO POSSÍVEL. ACENDA A LANTERNA E DEIXE EXPLORAR, A SOMBRA DE SEU PRÓPRIO CORPO, DANÇANDO, FAZENDO POSES. EM SEGUIDA AJUDE-A A CRIAR ALGUMAS FORMAS, ANIMAIS, PERSONAGENS. DAI E SÓ PERMITIR QUE A BRINCADEIRA FLUA!! BOA DIVERSÃO

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER REGISTRO EM FOTO, VÍDEO CURTO, UM RELATO DE COMO FOI ESSE MOMENTO, COMO VOCÊ, ENQUANTO PAR EXPERIENTE SE SENTIU, COMO A CRIANÇA SE SENTIU E REAGIU.


Proposta 7
CABANA

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2566-brincadeira-de-cabana-2.html

Converse com a criança:

VOCÊ JÁ BRINCOU DE CABANINHA?

VAMOS FAZER MONTAR UMA CABANINHA?

VOCÊ SABE O QUE VAMOS PRECISAR PARA ESSA EXPERIÊNCIA?

CONTE A HISTÓRIA “DIA DE CHUVA”-ANA MARIA MACHADO, NESSE LINK É POSSÍVEL BAIXAR O LIVRO EM PDF OU APENAS FAZER A LEITURA. ACESSE O LINK: https://indicalivros.com/livros/dia-de-chuva-ana-maria-machado

Monte uma brincadeira em casa 

BRINCANDO DE CABANA, SEPARE LENÇÓIS, TOALHAS, ALMOFADAS E\OU ALGUNS PANOS. COM A AJUDA DE UM ADULTO ORGANIZE POSSIBILIDADES PARA MONTAR A CABANA. SUGIRA LEVAR PARA DENTRO DA CABANA ALGUNS BRINQUEDOS, LIVROS DE HISTÓRIAS, FOLHAS E LÁPIS\GIZ PARA CRIAR UM DESENHO E ETC.*SE POSSÍVEL DEIXE A CABANA MONTADA POR ALGUNS DIAS!

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER FOTO, VÍDEO CURTO E UM RELATO ESCRITO DESSE MOMENTO, REPLIQUE AS FALAS DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO\BRINCADEIRA.


Proposta 8
BRINCADEIRA HEURÍSTICA

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index

.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2536-brinquedos-de-materiais-nao-estruturados-2.html

Converse com a criança:


NÓS VAMOS MONTAR UM BRINQUEDO NOVO E DIFERENTE!

APRESENTE ALGUNS MATERIAIS PREVIAMENTE SEPARADOS E PERGUNTE O QUE PODEMOS FAZER?

VEJA JUNTO COM ELA AS DICAS DO SITE E PERMITA QUE ELA FALE O QUE ACHO, NO QUE PENSOU…. PLANEJA JUNTOS SEPARANDO O QUE PRECISARÃO PARA MONTAR.

Monte uma brincadeira em casa 
COM TUDO SEPARADO E PLANEJADO, COMECEM A CONFECCIONAR O BRINQUEDO(S). DEPOIS É SÓ DEIXAR A BRINCADEIRA TOMAR CONTA, UNA OS BRINQUEDOS COM A IDA A CABANA, E DEIXE A BRINCADEIRA AINDA MAIS DIVERTIDA.

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER FOTO, VÍDEO CURTO E UM RELATO ESCRITO DESSE MOMENTO, REPLIQUE AS FALAS DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO\BRINCADEIRA.


Proposta 9
CAPUCHETA

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2581-capucheta-de-papel-2.html

Converse com a criança:

HOJE NÓS VAMOS MONTAR E BRINCAR DE CAPUCHETA!

VAMOS SEPARAR O MATERIAIS? VAMOS PRECISAR DE FOLHA DE JORNAL OU REVISTAS, LINHA OU BARBANTE E LÁPIS OU GIZ PARA DEIXÁ-LA BEM COLORIDA.

SE VOCÊ JÁ BRINCOU DE CAPUCHETA OU ALGO PARECIDO CONTE COMO ERA, O QUE VOCÊ FAZIA, CONTAR LEMBRANÇAS A SEUS FILHO(A) CONTRIBUE PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E ESTREITA LAÇOS AFETIVOS.DEIXE A CONVERSA ROLAR ENQUANTO CONFECCIONAM.

Monte uma brincadeira em casa
COM A CAPUCHETA PRONTA PERMITA QUE A CRIANÇA CORRA E TENTE COLOCÁ-LA PRA VOAR. DEIXEI-A CRIAR ESTRATÉGIAS. DEPOIS AJUDE-A E BOA DIVERSÃO

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PODE SER FOTO, VÍDEO CURTO E UM RELATO ESCRITO DESSE MOMENTO, REPLIQUE AS FALAS DA CRIANÇA AO LONGO DO PROCESSO\BRINCADEIRA.

Proposta 10
Música e Dança

(Brincadeira da Estátua)

Acesse o link abaixo para criança assistir ao vídeo

Lavar as Mãos - Castelo Ra Tim Bum

https://youtu.be/1ah3ereevfU

Converse com a criança:

Você sabe o que é uma estátua

Sabe como imitar uma estátua

Monte uma brincadeira em casa -
Estátua.


Alguém fica próximo ao aparelho de som para comandar a brincadeira.

Agora nós vamos brincar de estátua.

Deixe claro que enquanto a música toca, devem dançar como quiserem. Quando o volume da música parar de tocar, devem ficar paradas. A música recomeça e voltam a dançar. Assim por diante. Podem fazer caretas e posições engraçadas quando a música parar. Essa brincadeira é muito divertida.

Registre o momento:
Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Brincar de estátua com a música acima, pode fotografar o momento e as posições engraçadas da estátua


Proposta 11
Brincadeira da cultura popular

Pão na Casa do João

Converse com a criança:
Você conhece essa brincadeira?

Se a família brincava na infância, pode contar à criança, como foi essa vivência, onde e com quem brincava, quem ensinou...

Monte uma brincadeira em casa 

Vamos cantar a música do pão na casa do João?

As crianças podem cantá-la, batendo palmas, e dizendo o nome de cada pessoa e apontando quem “pegou o pão”.

MÚSICA: PÃO NA CASA DO JOÃO

A MARIA PEGOU PÃO NA CASA DO JOÃO (BIS)

QUEM, EU? (PARA A PESSOA QUE FOI APONTADA)

EU NÃO!

ENTÃO QUEM FOI ?

FOI O… (QUEM FOI APONTADO, APONTA PARA OUTRA PESSOA)

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Proposta 12
Esquema corporal

DANÇANDO COM A BONECA DE LATA

Converse com a criança:

Depois de assistir ao vídeo, pergunte à criança se ela já viu uma boneca parecida com essa .

De que materiais essa boneca foi feita?

Que partes do corpo ela bateu no chão?

Tanto a criança como quem estiver acompanhando a atividade, pode demonstrar no próprio corpo.

Monte uma brincadeira em casa -
Vamos brincar com a música da boneca de lata, podendo ampliar para todas as partes do corpo que vocês encontrarem.

MINHA BONECA DE LATA BATEU A CABEÇA NO CHÃO...

LEVOU QUASE UMA HORA PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, PRA FICAR BOA...

MINHA BONECA DE LATA BATEU O OMBRO NO CHÃO...

LEVOU MAIS DE DUAS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI,

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA...

MINHA BONECA DE LATA BATEU O OUTRO OMBRO NO CHÃO...

LEVOU MAIS DE TRÊS HORAS PRA FAZER A ARRUMAÇÃO

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI

DESAMASSA AQUI, DESAMASSA ALI PRA FICAR BOA...

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


PROPOSTA 13
Literatura, Sociedade, Esquema corporal 

A Primavera da Lagarta- parte 1

Converse com a criança:

Fale para a criança que quem escreveu essa história, a autora, foi a Ruth Rocha, podendo ler o trecho no portal da educação sobre a mesma.

Converse com a criança também que os gestos que o contador fará durante a contação da história é para os surdos. Que como não ouvem, entendem essa linguagem dos gestos, que se chama “Libras”. Tudo isso está escrito num resumo, no link abaixo(Portal da Educação).

Sobre a autora, a história e libras....


Monte uma brincadeira em casa -
Vamos escutar a história nesta versão super interessante contada com libras?

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A PRIMAVERA DA LAGARTA 1

Ao término dessa primeira parte da história, questionar a criança sobre o que será que vai acontecer agora? Conversarem sobre o que as crianças acham….

Escutar as hipóteses da criança e os demais envolvidos nesta escuta da história….

Sugerimos também que brinquem de imitarem alguns gestos em libras. Como por exemplo, perguntando como realizar a libra para cada um dos personagens apresentados na história? Começando pela lagarta…. (Neste momento, podem voltar ao vídeo, pausar nestas partes e ir brincando de imitar o contador).....

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.


Proposta 14
Meio Ambiente, Emoções, Esquema Corporal.

A Primavera da Lagarta- parte 2

Converse com a criança:
Converse com a criança, retomando, perguntando sobre o que aconteceu na primeira parte da história, que assistiram ontem…. Estimulando-a à recontar essa primeira parte e lembrando das questões sobre o que será que acontecerá agora?

Vamos ver então o que aconteceu? Clique abaixo e boa história pra vocês:

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – A PRIMAVERA DA LAGARTA 2

Ao término da história, perguntar sobre como a lagarta se sentiu na primeira parte da história, como os demais animais a trataram…. E depois como eles reagiram, quando descobriram a transformação da mesma em uma linda borboleta?

Monte uma brincadeira em casa -


Vamos brincar de imitar essa situação de metamorfose/transformação da lagarta em borboleta?

O adulto pode propor que a criança imite uma lagarta dentro do casulo, ficando encolhidinha dentro dele….

Depois saindo deste devagar, comendo folhinhas e rastejando pelo chão devagarinho…. Até que se transformará na borboleta, brincando de voar como a mesma…

Sugerimos que assistam ao vídeo da canção que o grupo Palavra Cantada criou para essa história…. Vejam:

A Borboleta e a Lagarta (Paulo Tatit)

E se ainda quiserem ouvir essa mesma história contada pela autora da mesma, a Ruth Rocha é só clicarem abaixo e bom divertimento….

A Primavera da Lagarta.

Registre o momento:
Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.



Proposta 15
Contação de história

Acesse o link abaixo para ver a atividade:

https://educacao.saobernardo.sp.gov.br/index.php/aula-online-fase2/infantil-4-fase2/2539-o-quati-e-sua-casa-2.html

Converse com a criança:

Vamos ouvir uma história!

“O quati e sua casa”

Brincadeira:

Seu Mestre Mandou ( focada com imitações de animais)

Segue link do vídeo "Quintal da cultura" que ensina a brincadeira para a família.

https://www.youtube.com/watch?v=zY8rJbP5edw

Produção:

Desenho da História


Proposta 16
"O QUATI E SUA CASA”


Converse com a criança:

VOCÊ CONHECE UM QUATI?

QUATI É UM MAMÍFERO, COMO O GATO O CACHORRO QUE VOCÊ CONHECE.

VEJAM A IMAGEM DELE:



EM NOSSO MUNICÍPIO, VOCÊ PODERÁ ENCONTRÁ-LO NO PARQUE ESTORIL.

VOCÊS PODEM DESENHAR A PARTE QUE MAIS GOSTARAM DA HISTÓRIA.

Monte uma brincadeira em casa -

Para este momento tão especial sugerimos duas brincadeiras para a família:

Pega rabo

Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.

Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar. Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.

Seu mestre mandou

Nesta opção vocês poderão imitar os animais.

Segue link do vídeo com a turma do "Quintal da cultura" que ensina a brincadeira para a família.

https://www.youtube.com/watch?v=zY8rJbP5edw

Registre o momento: Caso seja possível, solicitamos que registre esse momento de conversa e brincadeira com a criança para enviar para escola posteriormente.

PEÇA PARA A CRIANÇA FAZER O DESENHO DA HISTÓRIA



Proposta 17 
VAMOS CRIAR UM CORAÇÃO PARA AS PESSOAS QUE A GENTE AMA?






ESTAS SÃO APENAS IDEIAS, MAS VOCÊS PODEM CRIAR UM LINDO CORAÇÃO COM OS MATERIAIS QUE TIVEREM EM CASA.

GRAVAR UM VÍDEO E ENVIAR PARA A PESSOA QUE ESTÁ LONGE E VOCÊ GOSTARIA DE ABRAÇAR NESSE MOMENTO, MOSTRANDO O CORAÇÃO QUE FIZERAM.

CONVERSE COM A CRIANÇA:
ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE:

HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE-FASE2/INFANTIL-4-FASE2/2513-O-QUE-PODEMOS-FAZER-PELAS-PESSOAS-QUE-ESTAO-LONGE-2.HTML


O QUE PODEMOS FAZER PELAS PESSOAS QUE ESTÃO LONGE?

MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA 

BRINCADEIRA DO CORRE COTIA

ASSISTA AO VÍDEO DO QUINTAL DA CULTURA NO LINK ABAIXO E ENSINE SUA FAMÍLIA A BRINCAR!

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=NJVSYDEULV0

CORRE COTIA

NA CASA DA TIA,

CORRE CIPÓ

NA CASA DA VÓ

LENCINHO NA MÃO

CAIU NO CHÃO

MOÇA BONITA

DO MEU CORAÇÃO!

POSSO JOGAR ?

NINGUÉM VAI OLHAR ?

ENTÃO FECHEM OS OLHOS.

UMA PESSOA ESCOLHE ALGUÉM PARA JOGAR O LENCINHO.

REGISTRE O MOMENTO: CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITAMOS QUE REGISTRE ESSE MOMENTO DE CONVERSA E BRINCADEIRA COM A CRIANÇA PARA ENVIAR PARA ESCOLA POSTERIORMENTE.


Proposta 18
VAMOS CANTAR E DANÇAR?

MÚSICA: SOPA DO GRUPO PALAVRA CANTADA

ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE:

HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE-FASE2/INFANTIL-4-FASE2/2529-VAMOS-CANTAR-COM-O-GRUPO-PALAVRA-CANTADA-2.HTML


CONVERSE COM A CRIANÇA:

VAMOS CANTAR COM O GRUPO PALAVRA CANTADA?

VOCÊS CONHECEM?

JÁ OUVIRAM OUTRAS MÚSICAS QUE ELES CANTAM?


MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA -

BRINCAR COM MATERIAIS NÃO ESTRUTURADOS.

SABEM AQUELAS EMBALAGENS, POTES, ROLINHOS QUE VOCÊS LEVARAM PARA A ESCOLA? POIS É, ESTES MATERIAIS TAMBÉM PODEM SER BRINQUEDOS. CRIEM BRINCADEIRAS, USEM E ABUSEM DA IMAGINAÇÃO. VOCÊS PODEM CRIAR COISAS INCRÍVEIS!

REGISTRE O MOMENTO: CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITAMOS QUE REGISTRE ESSE MOMENTO DE CONVERSA E BRINCADEIRA COM A CRIANÇA PARA ENVIAR PARA ESCOLA POSTERIORMENTE.



Proposta 19
HORA DA HISTÓRIA!

LIVRO: “GUILHERME
AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES” - JULIE VIVAS



ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE:

HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE-FASE2/INFANTIL-4-FASE2/2559-HISTORIA-DE-GUILHERME-AUGUSTO-ARAUJO-FERNANDES-2.HTML


CONVERSE COM A CRIANÇA:

VOCÊ SABE O QUE É MEMÓRIA?

VOCÊ GOSTA DE SEUS AVÓS? O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM NELES? (SE A CRIANÇA NÃO TIVER MAIS SEUS AVÓS, PERGUNTAR QUEM ELES CONSIDERAM COMO SEUS AVÓS, SEMPRE TEM ALGUÉM PRÓXIMO, COMO GUILHERME, O MENINO DA HISTÓRIA).

VOCÊ TEM ALGUMA MEMÓRIA DE ALGO MUITO BOM/LEGAL QUE ACONTECEU COM VOCÊ?

MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA -

BRINCADEIRA SIMBÓLICA “OS IDOSOS “:


SE VESTIR COMO IDOSOS E BRINCAR LIVREMENTE USEM SUA CRIATIVIDADE COM CABELOS, SAPATOS, ROUPAS, APETRECHOS.

OU SE PREFERIR, SEUS PAIS OU AVÓS PODEM ENSINAR UMA BRINCADEIRA DE QUANDO ERAM CRIANÇAS, MUITO LEGAL !


REGISTRE O MOMENTO: CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITAMOS QUE REGISTRE ESSE MOMENTO DE CONVERSA E BRINCADEIRA COM A CRIANÇA PARA ENVIAR PARA ESCOLA POSTERIORMENTE.



Proposta 20

VAMOS BRINCAR!

VOCÊS IRÃO SE DIVERTIR COM A DANÇA DA LARANJA!

ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE:

HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE-FASE2/INFANTIL-4-FASE2/2574-DANCA-DA-LARANJA-2.HTML


CONVERSE COM A CRIANÇA:


VAMOS DANÇAR? VOCÊ GOSTA DE DANÇAR?


QUE ESTILO DE MÚSICA VOCÊ MAIS GOSTA?


VAMOS VER SE VOCÊ TEM EQUILÍBRIO? VAMOS DANÇAR SEM DERRUBAR A LARANJA


MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA -

DANÇA DA LARANJA

ASSISTA AO VÍDEO DO QUINTAL DA CULTURA NO LINK ABAIXO E ENSINE SUA FAMÍLIA A BRINCAR !

https://www.youtube.com/watch?v=rbjpmw3rmz8

REGISTRE O MOMENTOCASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITAMOS QUE REGISTRE ESSE MOMENTO DE CONVERSA E BRINCADEIRA COM A CRIANÇA PARA ENVIAR PARA ESCOLA POSTERIORMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário