segunda-feira, 11 de maio de 2020

Infantil IV e V - Sugestões de atividades para a semana



EMEB TEREZA DELTA 


Senhores pais, bom dia!

Mediante pesquisa realizada com as famílias, constatamos que não tem sido possível desenvolver as atividades sugeridas pela escola em todos os dias da semana considerando uma série de fatores perfeitamente compreensíveis e que demandam  grande organização da família. 
Levando em consideração as devolutivas das famílias, disponibilizaremos nesta semana duas sugestões de atividades, buscando assim manter nosso vínculo com as crianças.
Lembramos que as sugestões de atividades não são aulas e nem estão repondo o dia letivo, nosso objetivo ao sugerir tais atividades é de mantermos o vínculo  com as crianças.


Caso a família consiga trabalhar mais do que duas propostas por semana é só acessar o link abaixo com 20 propostas pedagógicas para desenvolver neste período de isolamento e suspensão de aulas. 

20 Sugestões de atividades para as crianças - clique aqui

Qualquer dúvida, nos colocamos a disposição!
Atenciosamente 
Equipe escolar 


Semana - 11 a 15 de maio 

Proposta 1 
TEMA : VAMOS QUEBRAR A CABEÇA UM POUQUINHO!


ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE: HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE/INFANTIL-4/2423-VAMOS-QUEBRAR-A-CABECA-UM-POUQUINHO.HTML

CONVERSE COM A CRIANÇA:

O QUEBRA-CABEÇA É UM JOGO NO QUAL UM JOGADOR DEVE RESOLVER UM PROBLEMA PROPOSTO. OS QUEBRA-CABEÇAS SÃO NORMALMENTE USADOS COMO PASSATEMPO. ACREDITA-SE QUE A SUA HISTÓRIA COMEÇOU NO SÉCULO XVIII QUANDO UM CARTÓGRAFO COLOU UM MAPA EM UMA TÁBUA DE MADEIRA.

IMAGINEM UM QUEBRA-CABEÇA QUE PODE SER 6 EM 1 (VOCÊS CONSEGUIRÃO MONTAR SEIS DESENHOS DIFERENTES). SUPER FÁCIL DE FAZER E MELHOR AINDA, COM MATERIAL RECICLADO!!!

CONVERSAR COM A CRIANÇA, A RESPEITO DA SEGUINTE QUESTÃO:

DE ONDE VEM A NOSSA COMIDA?

ONDE A FAMÍLIA COMPRA OS ALIMENTOS?

MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA 


VOCÊ VAI PRECISAR DE:

4 CAIXINHAS DE LEITE LAVADAS

FOLHAS PARA FAZER OS DESENHOS (PODE SER DE SULFITE, FOLHA DE CADERNO)


TESOURA OU ESTILETE (MATERIAL A SER MANIPULADO PELO ADULTO POR QUESTÃO DE SEGURANÇA)

GIZ DE CERA E CANETINHA

DUREX OU COLA QUENTE (MATERIAL A SER MANIPULADO PELO ADULTO POR QUESTÃO DE SEGURANÇA)

COLA BASTÃO OU BRANCA PARA COLAR OS DESENHOS NAS FACES DA CAIXA

IMAGINAÇÃO PARA FAZER DESENHOS BEM DIFERENTES E COLORIDOS

RÉGUA (PARA AJUSTAR MEDIDAS, SE NECESSÁRIO)

VAMOS APRENDER? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E VEJA O PASSO A PASSO DE COMO FAZER O QUEBRA CABEÇA COM CAIXINHA DE LEITE:

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?TIME_CONTINUE=6&V=1K5NQH9EEAC&FEATURE=EMB_LOGO

COMECEM TRANSFORMANDO AS CAIXINHAS DE LEITE EM CUBOS (TODOS OS LADOS DO MESMO TAMANHO)

COMO O CUBO TEM 6 LADOS VOCÊS PRECISARÃO DE 6 DESENHOS

OS DESENHOS PRECISAM SER DO TAMANHO DAS CAIXAS JUNTAS

COM OS DESENHOS PRONTOS, MONTEM UM LADO DE CADA VEZ (COLEM COM COLA BASTÃO OU BRANCA)

CORTEM NAS DIVISAS DOS CUBOS

EMBARALHEM OS CUBOS E COMECEM A BRINCADEIRA

QUEBRA-CABEÇA DE EMBALAGEM



MAIS UM BRINQUEDO LEGAL: UM QUEBRA-CABEÇAS DE EMBALAGEM.

FÁCIL DE FAZER!

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

-EMBALAGEM DE PRODUTO DE PAPELÃO ( PODE SER DE CEREAL, MISTURA, ETC); -LÁPIS;

-TESOURA SEM PONTA.

COMO FAZER:

RECORTE A FIGURA QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA SER O TEMA DO SEU QUEBRA-CABEÇAS.

CORTE NOS FORMATOS E TAMANHOS QUE DESEJAR.

UMA DICA: PARA AS CRIANÇAS MAIORES, CORTAR EM TAMANHOS MENORES AS PEÇAS DO ADULTO/ RESPONSÁVEL POR ACOMPANHAR A CRIANÇA NESSA TAREFA, PODE AUXILIÁ-LA NO RECORTE DAS PEÇAS QUE FORMARÁ O QUEBRA-CABEÇAS.

DEPOIS É SÓ APROVEITAR PARA SE DIVERTIR!

PODE SER FEITO UM CAMPEONATO! QUEM MONTA MAIS RÁPIDO!!!

HTTPS://YOUTU.BE/KYS47ZFZYBG MÚSICA: LAVAR AS MÃOS.( COMO SUGESTÃO)

QUEBRA-CABEÇA DE PAPELÃO E REVISTA

MAIS UM BRINQUEDO LEGAL: UM QUEBRA-CABEÇAS DE PAPELÃO E REVISTA. FÁCIL DE FAZER!

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

PEDAÇO DE PAPELÃO (CAIXAS DE CEREAL, SABÃO EM PÓ, ELETRODOMÉSTICO...)

FOTO DE REVISTA

FITA ADESIVA LARGA OU PAPEL CONTACT

COLA

TESOURA

LÁPIS GRAFITE

COMO FAZER:
RECORTE A FIGURA QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA SER O TEMA DO SEU QUEBRA-CABEÇAS. A FIGURA TEM QUE SER DO MESMO TAMANHO DO PAPELÃO. PASSE COLA E COLOQUE-A COM CUIDADO SEMPRE ALISANDO COM A MÃO PARA NÃO FICAR EMPELOTADO. AGUARDE A SECAGEM.

DEPOIS NO VERSO DO PAPELÃO DESENHE FORMAS DE PUZZLE DE MODO QUE UMA ENCAIXE NA OUTRA. PASSE FITA ADESIVA LARGA OU PAPEL CONTACT PARA CONSERVAR O QUEBRA-CABEÇAS.

ATENÇÃO: BASTANTE CUIDADO NESSA HORA. USE A TÉCNICA DE ALISAR PARA NÃO EMPELOTAR!

COMO FAZER:

RECORTE A FIGURA QUE VOCÊ ESCOLHEU PARA SER O TEMA DO SEU QUEBRA-CABEÇAS. A FIGURA TEM QUE SER DO MESMO TAMANHO DO PAPELÃO. PASSE COLA E COLOQUE-A COM CUIDADO SEMPRE ALISANDO COM A MÃO PARA NÃO FICAR EMPELOTADO. AGUARDE A SECAGEM.

DEPOIS NO VERSO DO PAPELÃO DESENHE FORMAS DE PUZZLE DE MODO QUE UMA ENCAIXE NA OUTRA. PASSE FITA ADESIVA LARGA OU PAPEL CONTACT PARA CONSERVAR O QUEBRA-CABEÇAS.

ATENÇÃO: BASTANTE CUIDADO NESSA HORA. USE A TÉCNICA DE ALISAR PARA NÃO EMPELOTAR!




QUEBRA- CABEÇAS, MAS NÃO MUITO PEQUENAS.

REGISTRE O MOMENTO:

REGISTRO PODE SER ATRAVÉS DE FOTO/ QUEBRA-CABEÇAS/ INTERAÇÃO DA CRIANÇA COM O RESPONSÁVEL NO DECORRER DA ATIVIDADE/ DESENHO DESSE MOMENTO E OUTRAS FORMAS QUE A FAMÍLIA ACHAR DEVIDO.

Proposta 2 

TEMA: OBSERVAÇÃO DO CÉU

ACESSE O LINK ABAIXO PARA VER A ATIVIDADE: HTTPS://EDUCACAO.SAOBERNARDO.SP.GOV.BR/INDEX.PHP/ATIVIDADES-PEDAGOGICAS/AULA-ONLINE-FASE2/INFANTIL-4-FASE2/2537-OBSERVACAO-DO-CEU-2.HTML

CONVERSE COM A CRIANÇA:

A CRIANÇA E A FAMÍLIA PODEM SE DIRIGIR ATÉ UMA JANELA E FAZER A OBSERVAÇÃO DO CÉU, PODENDO INICIAR UMA CONVERSAR SOBRE AS NUVENS E SUAS FORMAS POR EXEMPLO. NESSE MOMENTO A FAMÍLIA TAMBÉM PODE BRINCAR DE IMAGINAR E PROCURAR FIGURAS NAS NUVENS.

UM ADULTO PODE AUXILIAR A CRIANÇA, ESCREVENDO UMA LISTA DE COISAS QUE PODEM SER OBSERVADAS NO CÉU (EX.: SOL, NUVENS, PÁSSAROS, AVIÃO, ETC.).

EM SEGUIDA A CRIANÇA PODE FAZER O REGISTRO DA SUA OBSERVAÇÃO ATRAVÉS DE UM DESENHO.

O DESENHO ELABORADO PODE SER APROVEITADO PELA FAMÍLIA POSTERIORMENTE PARA FAZER UMA COMPARAÇÃO SOBRE COMO VEMOS O CÉU DURANTE O DIA E COMO VEMOS O CÉU DURANTE A NOITE. PODE SER FEITO UM SEGUNDO DESENHO REGISTRANDO O CÉU NOTURNO

PARA SABER UM POUCO MAIS...

.HTTPS://YOUTU.BE/NUX_3PVDO9U

MONTE UMA BRINCADEIRA EM CASA -
FAZER O TELESCÓPIO COM ROLINHOS DE PAPEL E SACO PLASTICO

HTTPS://WWW.EHOW.COM.BR/TELESCOPIO-PAPEL-COMO_102071/

CUBRA UMA DAS EXTREMIDADES DO ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO COM PAPEL FILME. CORTE UM PEQUENO QUADRADO DE FILME PLÁSTICO E COLOQUE-O SOBRE UMA DAS EXTREMIDADES DO TUBO. COLOQUE-O APERTADO, DE MODO QUE O PLÁSTICO FIQUE O MAIS LISO POSSÍVEL, E FIXE AS BORDAS AO ROLO DE PAPEL COM FITA.

CUBRA O ROLO DE PAPEL COM UM DESENHO FEITO NO SULFITE. ENROLE-A AO REDOR DO TUBO E FIXE COM FITA UMA EXTREMIDADE DO PAPEL COM A OUTRA E DENTRO DO TUBO PARA PRENDÊ-LO. CORTE O EXCESSO DE CARTOLINA. USE CARTOLINA AMARELA NA EXTREMIDADE DO TUBO DE FILME PLÁSTICO PARA OBTER UM VISUAL DE TELESCÓPIO MAIS AUTÊNTICO.

DECORE O EXTERIOR DO SEU TELESCÓPIO CONCLUÍDO COM ADESIVOS OU MARCADORES PERMANENTES. USE ADESIVOS DA LUA E ESTRELAS OU DE PIRATAS, OU DEIXE O SEU FILHO ESCOLHER OS ADESIVOS QUE PREFERIR. USE MARCADORES PARA ESCREVER O NOME DO SEU FILHO OU PARA CRIAR UM DESIGN DECORATIVO. DEIXE O TELESCÓPIO SECAR ANTES DE DEIXAR SEU FILHO BRINCAR COM ELE.





REGISTRE O MOMENTO: CASO SEJA POSSÍVEL, SOLICITAMOS QUE REGISTRE ESSE MOMENTO DE CONVERSA E BRINCADEIRA COM A CRIANÇA PARA ENVIAR PARA ESCOLA POSTERIORMENTE.









Nenhum comentário:

Postar um comentário