terça-feira, 24 de abril de 2018

Queixas sobre a sujeira na roupa das crianças


Queixas sobre a sujeira na roupa das crianças


 Refletir sobre o que é sujo e o que é limpo requer disposição para o aprofundamento, pois não são questões que se responde de imediato. Nem são questões que têm resposta certa, dado que trata-se de percepções pessoais, mas fortemente influenciadas pela cultura em que o indivíduo está inserido.
O  convite de hoje é para olharmos para “onde é que a gente perde a mão”, a partir de que ponto a gente repete um gesto de forma irrefletida e prejudicial ao desenvolvimento das crianças e à liberdade para explorar e conhecer o mundo. Quando é que o lado bom da higiene se torna nocivo/excessivo?
As crianças têm o direito de brincar e de se sujar, em todos os momentos do dia, todos os dias. Brincar livre na natureza já pressupõe que a criança vai voltar com a roupa marcada pelo contato com a terra, com a areia, com o barro, com a água, etc. Além da vantagem em si de gozar da liberdade, podemos listar outros benefícios desse contato, como o aumento da imunidade (pois a terra, o barro, a areia, a água, etc estão cheios de germes que estimulam a imunidade natural das crianças), estimulam a percepção sensorial e o próprio desenvolvimento do raciocínio.
Segundo a Dra. Angela Mattke, da Clínica Mayo (Mayo Clinic Children’s Center), sujar-se é bom para a saúde, pois além de ajudar a estruturar a imunidade em bebês e crianças, ajuda a prevenir alergias e a asma.
As crianças que aprendem com os adultos de que é errado sujar-se para brincar costumam apresentar rigidez no corpo, devido ao medo de contrariar o adulto, e também dificuldade para certos tipos de aprendizagem. Como irão descobrir o mundo se não podem experimentá-lo?
Deixe as crianças brincarem livres e se sujarem
Se você é mãe ou pai, e achar que dá muito trabalho lavar tanta roupa, pode combinar com a criança de usar a mesma roupa durante alguns dias para que ela possa se sentir livre. Envie a criança para escola com o uniforme ou roupas e sapatos  em que possam sujar.  
Procure não ficar avaliando se a criança está limpa ou suja
Comece a perceber a alegria que ela sente ao poder brincar livre com a natureza. Um banho no final do dia vai ser suficiente; ela não precisa ficar limpinha o dia todo.

Lembre-se sempre que o ser humano tem 8 anos para ser crianças e 80 anos para ser adulto. Deixe a criança viver plenamente sua infância.
                                                                                                                                                                                    Equipe escolar
Retirado do site :